domingo, 31 de julho de 2011

::: IP foi escolhido como Destaque 2011 e recebe PREMIAÇÃO em Florianópolis :::



"O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"

Por: Fernando Berlitz
O IP - Instituto de Pesquisas foi escolhido como Destaque 2011, no critério Comunidade, reconhecimento decorrente da 7ª Pesquisa de Gestão Sustentável, promovido pela Editora Expressão.


O nosso projeto “Programa de Educação Ambiental e Prevenção na Saúde” foi escolhido como destaque entre mais de 100 empresas participantes. Esse programa objetiva “Sensibilizar a comunidade de Joinville e Região referente à importância das questões ambientais, com foco na prevenção em saúde”.

A premiação ocorrerá no dia 5 de agosto, a partir das 14 horas, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis (SC).

É mais um reconhecimento ao IP – Instituto de Pesquisas, o laboratório ambiental do Grupo Ghanem, ao contínuo trabalho realizado junto à comunidade, sempre com foco em educação para as questões ambientais e na prevenção em saúde. "O IP realiza mais que análises, auxilia no desenvolvimento de um mundo melhor".

Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br
 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

::: Constantes fundamentais da natureza estão prestes a mudar :::


"O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"
 
A força eletromagnética ficou um pouco mais forte. A gravidade ficou um pouco mais fraca. E agora se conhece um pouco melhor o tamanho do menor "quantum" de energia.
Os novos valores das constantes fundamentais da natureza, recomendados internacionalmente, acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), dos Estados Unidos.
Mas não há motivos para pânico e nem para falsas expectativas: a sua geladeira não passará a grudar no ímã e nem você se sentirá mais leve por uma presumida "dieta da gravidade".
As constantes fundamentais da natureza, que vão de algumas bem famosas, como a velocidade da luz, até outras bem obscuras, como o deslocamento da frequência de Wien, são ajustadas a cada quatro anos, para incorporarem os avanços no conhecimento científico e nas tecnologias e precisões das medições.
Estes últimos valores chegam bem na hora, quando está para ser votado um plano para redefinir as unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades (SI), como o quilograma e o ampere, exclusivamente em termos das constantes fundamentais.
Os valores são determinados pela Comissão de Dados para Ciência e Tecnologia (CODATA) - Força Tarefa sobre as Constantes Fundamentais.
Constante alfa
Embora os valores ajustados reflitam alguns desenvolvimentos científicos significativos ao longo dos últimos quatro anos, na maior parte dos casos a melhor notícia que se pode ter sobre o valor de uma constante fundamental é uma redução da incerteza - os cientistas passam a saber o valor com mais precisão.
A incerteza no valor da constante alfa, por exemplo (α = 7,297.352.5698 x 10-3), que determina a intensidade da força eletromagnética, foi reduzida pela metade, chegando agora a 0,3 parte por bilhão (ppb).
Como a constante alfa pode ser medida em uma escala muito grande de fenômenos, a consistência das medições funciona como um barômetro da compreensão geral da física que os cientistas têm.
A constante alfa também será uma constante crítica depois de uma cada vez mais provável redefinição do SI: ela continuará a ser uma constante determinada experimentalmente, enquanto alguns outros valores serão fixados para definir as unidades de medida básicas.
Constante de Planck
A constante de Planck, h, que define o tamanho do menor "quantum" (pacote) de energia possível, e é central para os esforços de redefinição da unidade de massa do SI, também melhorou.
O último valor de h (6,626.069.57 x 10-34 joule/segundo) leva em consideração uma medição do número de átomos em uma esfera de silício altamente enriquecido. Esse valor atualmente não coincide com o outro método fundamental para determinar h, conhecido como o watt-equilíbrio.
Mesmo assim, quando todos os valores são combinados, a incerteza global de h (44 ppb) é menor do que em 2006, e os valores das duas técnicas estão ficando mais próximos um do outro.
Diminuição da gravidade
Os novos valores também incorporam duas novas medições experimentais de G, a constante da gravitação de Newton, que determina a força da gravidade.
O último valor de G (6,673.84 x 10-11 m3 kg-1 s-2) é cerca de 66 partes por milhão menor do que o valor de 2006.
Foram feitos outros ajustes em constantes como o raio do próton e outras constantes relacionadas aos átomos e gases, como as constantes molar e Rydberg.

Postado por: Monique Amin Ghanem
Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br/

terça-feira, 26 de julho de 2011

::: Descoberto maior reservatório de água do universo :::


"O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"


Duas equipes de astrônomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo. A água, equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água do oceano do mundo, envolve um enorme buraco de alimentação negro, chamado quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.
Astrônomos já haviam detectado vapor d'água, que é um sinal importante para investigar o universo, em outras partes do universo, mas não em tanta quantidade. "É uma demonstração de que a água está por todo o universo, ainda que em tempos mais antigos", avaliou Matt Bradford, um cientista do Laboratório da Nasa, em Pasadena, Califórnia.

Quasares são objetos brilhantes e muito distantes no universo. Estão localizados nos núcleos de galáxias e são abastecidos com a energia de buracos negros. O APM 08279+5255, quasar observado nesta pesquisa, tem um buraco negro 20 bilhões de vezes mais massivo que o Sol e produz energia superior à energia de trilhões de sóis.

Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br/ 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

::: Carro elétrico para Fórmula 1 começa a ser discutido :::

"O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"

O sucesso do sistema de recuperação de energia KERS está levando os executivos da Fórmula 1 a especularem sobre um carro F1 totalmente elétrico.
"Nós definitivamente teremos um F1 elétrico um dia," afirmou Nick Fry, chefe da equipe Mercedes e que liderou a equipe Brawn durante a conquista do campeonato mundial da categoria em 2009.
"Para começar, nós vamos introduzi-lo em paralelo com os Fórmula 1 tradicionais, como aconteceu com a versão elétrica das corridas de motocicleta, que ocorrem paralelamente com a categoria TT. No início todo o mundo viu a TT elétrica como uma espécie de piada, mas agora todos a estão levando muito a sério," afirmou Fry.
Sistema KERS
O grande catalisador dessa mudança é o sistema KERS: Kinetic Energy Recovery System, sistema de recuperação de energia cinética, que pode funcionar com base em baterias ou em rodas voadoras.
O sistema KERS é formado por um híbrido motor/gerador ligado ao eixo principal do motor e um conjunto de baterias de íons de lítio, instalado junto ao assoalho do carro.
Quando o piloto aciona os freios, o gerador converte a energia cinética em eletricidade para carregar as baterias. Quando precisa de uma energia extra, o mecanismo se inverte e a energia das baterias gira o motor/gerador, dando uma força extra diretamente ao eixo do motor.
Na atual temporada de Fórmula 1, o piloto pode usar o sistema durante 6,6 segundos, o que lhe dá um impulso extra de 60 kilowatts - 80 HPs, para os ainda ligados nos motores a combustão.
Impulso para os carros elétricos
Apesar de que algumas falhas nos sistemas KERS já tenham prejudicado alguns pilotos, ele funciona melhor do que os projetistas esperavam.
Como as corridas sempre foram um laboratório para as fábricas, os sistemas de recuperação cinética já chegaram à indústria de carros de rua, nos chamados veículos híbridos. E poderão fazer muito mais pelos carros elétricos.
"Então, imagine [os benefícios de] uma competição de carros projetada inteiramente ao torno de veículos elétricos," disse Fry.
Os benefícios do KERS já foram além da indústria automobilística: até um pé artificial já utiliza o sistema KERS para auxiliar o movimento das pessoas que recebem a prótese.

Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br/ 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

::: Hoje Ip - Instituto dePesquisas no Café com Cultura :::



O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"

Hoje dia 13/07, Monique Amin Ghanem, estará presente no Programa Café Cultura, na Rádio Cultura 1250 AM, juntamente com o Dr. Água. O Programa vai ao ar as 15h30, não perca! Ouça também pelo amcultura.com.br




Postado por: Monique Amin Ghanem
Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br/

quarta-feira, 6 de julho de 2011

::: Índice de confiança empresarial Sustantare :::


O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"


 
Percepções dos gestores do GHANEM e IP foram externadas no ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL SUSTENTARE, PARTICIPEM vocês também! O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES) é um indicador sazonal que afere a percepção dos empresários de Joinville e região. É construído à partir da utilização das percepções sobre as condições eco...nômicas passadas e presentes que afetam seus negócios e, sobre as expectativas das condições econômicas para o futuro – trabalhando com uma janela de três meses. A utilização de indicadores econômicos de curto prazo são dirigidas à monitoração das tendências econômicas e tem como objetivo proporcionar à análise econômica de forma eficiente no curto prazo os sinais de mudanças de direção na atividade econômica. Portanto, o ICES é um sistema de alarme para previsão de tendências econômicas, baseado em pesquisa visando obter um mapeamento das atitudes e expectativas de executivos empresariais e empreendedores. A pesquisa cobre as expectativas do mercado de trabalho, investimentos, desempenho financeiro específico das empresas e setores, custos de produção, vendas (para os mercados nacional e internacional), inflação e nível de acesso à recursos financeiros proveniente dos agentes financeiros.


Postado por: Monique Amin Ghanem
Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br/
 

::: Pesquisa revela: consumidores deixam de comprar quando empresa não respeita o meio ambiente :::

 
 
"O IP realiza mais que análises ,
auxilia no desenvolvimento
de um mundo melhor"


O Barômetro da Biodiversidade, pesquisa desenvolvida pela UEBT (União para BioComércio Ético), que avaliou em sete países o nível de conhecimento sobre biodiversidade, revelou índices extremos da percepção da população diante do tema. Entre os sete mil entrevistados, 84% afirmaram que deixariam de comprar um produto, caso soubessem que a marca não respeita o meio ambiente ou as práticas comerciais éticas. Além disso, a pesquisa, que foi divulgada no último mês, revelou qual mensagem, provavelmente, faria com que a pessoa se preocupasse mais em preservar a biodiversidade. Para 30% dos entrevistados, dados alarmantes sobre espécies ameaçadas de extinção levariam a agir dessa maneira mais conservadora, e 23% disseram que a utilização da biodiversidade como um insumo para medicamentos e cosméticos são as medidas que estimulariam a proteção à biodiversidade.
Ainda no estudo, quase 90% disseram que gostariam de saber mais sobre as práticas de abastecimento das empresas de cosméticos e que boicotariam uma marca se esta não respeitasse princípios ambientais e éticos. Filipe Sabará, diretor de Negócios da Beraca, empresa líder no fornecimento de insumos amazônicos para a indústria cosmética e farmacêutica, enfatiza que essa preocupação dos consumidores tende a ser um reflexo da comunicação das empresas. “As pessoas estão cada vez mais atentas às questões de sustentabilidade, que envolve o social, o econômico e o ambiental. Assim, a Beraca tem por missão apresentar suas práticas de manejo sustentável, aumentando a transparência da cadeia produtiva e ampliando a participação dos stakeholders em todos os processos”, explica.

Postado por: Monique Amin Ghanem
Siga-nos no twitter: @ip_instituto
E-mail: ip@ipinstituto.com.br
Site: http://www.ipinstituto.com.br/